Economia e sustentabilidade fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia. Consumo consciente já não é apenas uma boa prática, mas sim uma obrigatoriedade para assumirmos, tanto em nossa casa quanto em nosso trabalho, um papel de responsabilidade pelo meio ambiente.
Quando falamos de iluminação, não pode ser diferente. Existem diversas formas de economizar energia, causando efeitos positivos não só na conta de luz, como também na nossa conta com o mundo. 🌎
Um bom projeto luminotécnico não é só aquele que valoriza a estética dos espaços, mas que também é capaz de ser eficiente, sustentável e econômico, por isso, confira algumas dicas da LLUMM de ações simples do dia a dia que podem te ajudar a reduzir os custos com a conta de luz, sem perder a qualidade dos seus projetos.
1. SUBSTITUA LÂMPADAS ANTIGAS POR LED
Não é novidade que o uso das lâmpadas LED podem te ajudar a economizar energia, afinal, quando comparadas com antigas tecnologias, são mais eficientes e apresentam menor consumo energético.
Enquanto 95% da energia é transformada em luz, apenas 5% é convertida em calor, o que garante uma capacidade luminosa mais elevada, com baixo aquecimento e que não prejudica o meio ambiente. Ou seja, além de consumir menos watts, o LED evita o uso de ar condicionado, que também demanda bastante energia.
Além disso, são produtos mais duráveis, que não necessitam de manutenções frequentes e possuem diversos tipos de modelos e formatos, adaptando-se a todos os tipos de ambientes e necessidades.
2. APROVEITE A ILUMINAÇÃO NATURAL
Janelas abertas nem sempre são possíveis por conta do barulho da cidade, mas evite o uso de cortinas e persianas durante o dia para aproveitar a iluminação natural. Essa prática, além de dar um ar mais arejado ao espaço, economiza energia pois evita que lâmpadas sejam acesas. Fora isso, ajuda a manter o nosso ciclo biológico ajustado, já que teremos acesso à verdadeira luz do dia, de acordo com os horários.
Quer saber mais sobre esse tema? Acesse o conteúdo sobre ciclo circadiano clicando aqui.
3. APOSTE EM PRODUTOS COM SENSOR DE PRESENÇA
Acionar a luz apenas quando há movimento nos espaços é uma boa maneira de economizar energia. Em ambientes de circulação, como corredores, halls, escadarias e garagens, além de proporcionar mais segurança, os produtos com sensor de presença evitam o consumo desnecessário de energia. No portfólio LLUMM, contamos com algumas soluções que possuem essa tecnologia.
Acesse o catálogo clicando aqui e conheça nosso Painel e Refletor com sensor de presença.
4. INVISTA EM AUTOMAÇÃO
Através de dispositivos móveis ou controles de voz, a iluminação automatizada permite que você apague, acenda e regule a intensidade das luzes dos cômodos de acordo com a sua necessidade, gerando menores custos na sua conta de energia.