Já se viu diante de termos desconhecidos, especialmente em luminotécnica?
Isso é comum, que tal aprender alguns termos importantes de iluminação para evitar essa confusão?
Para te ajudar a entender melhor esses conceitos, preparamos esse glossário com alguns dos termos luminotécnicos! Vamos lá!
Luminotécnica, o que é?
Como o próprio nome sugere, luminotécnica refere-se à aplicação de estudos e técnicas específicas para o planejamento da iluminação artificial, adaptando diversas características da luz ao ambiente ao qual se destina.
Os termos luminotécnicos, nesse sentido, são aqueles que dizem respeito às variáveis que auxiliam na criação de uma iluminação condizente com o espaço que se pretende iluminar.
Vamos entender as siglas!
• LED: Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – tipo de fonte de luz muito eficiente e duradoura, é a principal tecnologia de iluminação da atualidade, seus benefícios permitiram que eles substituíssem, com diversas vantagens, as tecnologias de iluminação anteriores, incandescente, halógena, fluorescente, vapor, metálico e vapor de sódio.
• W = Potência: É o quanto um produto LED consome de energia em Watts. Quanto menos Watts, menos energia ele vai consumir, ou seja, mais econômico ele é.
• Fluxo luminoso (lúmens): É a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa, medido em lúmen (lm).
• V = Tensão: Corresponde à quantidade de energia elétrica que é necessária para que aquele equipamento funcione. Seu valor é expresso por Volt. São produtos de 12, 24, 127, 220, produtos autovolt (aqueles que se adequam à tensão da rede elétrica independente da faixa de trabalho) e os bivolts (aqueles que funcionam em duas faixas que se alternam automaticamente, ou que precisamos ajustar manualmente).
• Lm/W = Eficiência luminosa: É a relação entre o consumo de energia (Watts) de uma luminária e a quantidade de luz que ela é capaz de emitir (lúmens), expresso em lm/W.
• Intensidade luminosa: É a intensidade da luz projetada em uma determinada direção, medida em candela (cd).
• IRC = Índice de Reprodução de Cor: É responsável por medir a capacidade de uma fonte luminosa de apresentar com exatidão as cores perceptíveis. UGR Índice de Ofuscamento Unificado: Está relacionado ao ofuscamento produzido por uma fonte de luz e definindo o quanto de conforto luminoso ela possui, quanto menor o índice, maior o conforto aos olhos.
• ° Ângulo de Abertura: É a medida utilizada para definir o grau em que a quantidade de luz será emitida, seu valor é expresso em grau, utilizando o símbolo °.
• IP = Índice de Proteção: Padrão internacional para classificar o grau de proteção de produtos eletrônicos contra as ações dos elementos que possam interferir no seu funcionamento como poeira e água.
• K = Kelvin / Temperatura de Cor: Unidade de temperatura de cor. Apesar do que pode parecer, não está relacionada ao calor, mas sim com a tonalidade da luz.
• COB: Tipo de LED. Acrônimo de Chip On Board, essa tecnologia tem os LEDs encapsulados em conjunto e trabalham como um único módulo de iluminação.
• LX = LUX: Unidade de luz que chega a uma superfície. Um Lux é igual a um lúmen por metro quadrado.
• RGB: Red, Green, Blue – sistema de cores usado em luminárias que podem emitir várias cores, combinando essas três cores básicas.
Saber os conceitos luminotécnicos é essencial para evitar erros na escolha dos produtos para seu projeto ou sua compra.
Com este mini glossário, você estará mais preparado para realizar compras que garantam eficiência e economia!