Você certamente já deve saber dos inúmeros benefícios da tecnologia LED, principalmente quando o assunto é iluminação, certo?
As lâmpadas, por exemplo, além de eficientes, econômicas e duráveis, são consideradas uma escolha sustentável e consciente pois podem ser recicladas, uma vez que não utilizam materiais pesados e tóxicos como o mercúrio em sua fabricação.
No entanto, é preciso saber como descartá-las corretamente ao final do seu ciclo de vida útil para que o seus componentes sejam reaproveitados e retornem para a cadeia de valor. Veja como:
1 – Embale corretamente
O primeiro passo é embalar lâmpadas em papel, caixa de papelão ou qualquer outro recipiente que evite que ela quebre e prejudique o manuseio de quem é responsável pela coleta.
2 – Procure por postos de reciclagem ou empresas especializadas em destinação correta
Prefeitura
Entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar informações sobre o local correto para descarte. Em algumas cidades existem os ecopontos, que são postos de coleta de resíduos. Pesquise pelo mais próximo a você e confira se aceitam o recebimento de lâmpadas de LED.
Lojas de Material de Construção
Em São Paulo, a Leroy Merlin, por exemplo, que é muito engajada quando o assunto é responsabilidade ambiental, passou a oferecer pontos de coleta para o descarte ecológico de lâmpadas. Tente contatar outras grandes lojas de material de construção da sua região para saber se eles também aceitam receber estes resíduos.
Empresas de Reciclagem
Pesquise por empresas que possam se interessar por este tipo de material, algumas podem até desejar comprar pela lâmpadas usadas, caso o volume e tipo de material lhes seja interessante.
Fabricante
Todas as empresas têm responsabilidade pelos seus resíduos. É possível entrar em contato com a marca da lâmpada para pedir instruções sobre como realizar o descarte correto. Aqui na LLUMM, a sustentabilidade e responsabilidade ambiental são levadas muito a sério. Por isso, conte com a gente caso precise de apoio com o descarte de materiais dessa natureza.
Acompanhe nossas atualizações para ficar por dentro das novidades, dicas e informações sobre o mercado da iluminação!