A escala é fundamental para avaliar a qualidade de uma fonte de luz
Em estabelecimentos comerciais, mercados, açougues, lojas de roupas e maquiagens e até mesmo em salões de beleza e clínicas estéticas, a iluminação deve receber atenção redobrada. Para destacar os produtos e suas propriedades visuais, um elemento importantíssimo entra na conta: o IRC, Índice de Reprodução de Cor.

Porém, você sabe o que é o IRC e qual é a sua função? A LLUMM, especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, te explica! IRC é a escala que avalia o quanto uma fonte de luz artificial reproduz com fidelidade as cores dos objetos iluminados e o quanto esse resultado se assemelha a uma fonte de luz ideal, tendo a luz do sol como referência. O valor é percentual e varia de 0 a 100, sendo 100% o máximo associado a perfeição na transmissão das tonalidades.
Quanto maior o IRC de um produto de iluminação, mais natural é a cor do item iluminado. A lâmpada incandescente, por ter um espectro de luz contínuo, dominou o mercado por muito tempo nesse quesito, mas com o avanço das pesquisas e desenvolvimentos, a tecnologia LED vem alcançando esses índices, entregando alto IRC junto com os já conhecidos diferenciais: baixo consumo de energia e longa vida útil.



O mecanismo padrão de cálculo do IRC de uma fonte de luz se baseia em 15 cores. Nessa avaliação, uma pontuação de 0 a 100 é oferecida para cada uma delas. Quanto maior for a diferença entre o teste e a referência ideal (luz do sol), menor será o resultado. Um baixo IRC indica que há muitos buracos no espectro de luz e consequentemente, mais distorções na percepção do objeto iluminado ao olho humano.
A maior recomendação para uso dos produtos com alto IRC (>90) é em ambientes comerciais como por exemplo lojas de roupas, joalherias, mercados, açougues e até mesmo galerias de arte, pois esse índice vai reproduzir com mais fidelidade a cor dos objetos iluminados e agregar valor aos produtos expostos.

A iluminação com alto IRC auxilia bastante o trabalho em estabelecimentos como salões de beleza e clínicas de estética pois reproduzem fielmente as cores e tonalidades das pigmentações de tintas de cabelo e maquiagens.

Em projetos residenciais, o comum é utilizar produtos com IRC>80, mas para quem é super ligado em decoração, gosta de valorizar os mínimos detalhes e evidenciar as cores reais dos móveis, quadros, plantas e objetos, a aposta em produtos com alto IRC faz grande diferença. Mesmo não sendo o único fator que deve ser levado em conta, ele é fundamental para medir a qualidade de uma fonte de luz.

Além disso, há o cálculo do R9, que avalia a quantidade de vermelhos na fonte de luz estudada. Nesse caso, é necessário que a escala seja maior do que 0, principalmente no LED. Dessa forma, para um melhor efeito na reprodução da cor, recomenda-se a seleção de produtos de iluminação com R9 maior ou igual a 50.
Depois dessa aula sobre IRC, confira o portfólio LLUMM, que conta com itens de IRC>80 à >95, para escolher as lâmpadas, luminárias e fitas ideais para a sua necessidade de aplicação.